[]

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FIREWALL

Imagine uma casa com muro baixo, tão baixo que qualquer um pudesse escalar ou quem sabe pulá-lo, sem problemas. Imaginou?

Essa casa seria uma presa muito fácil para pessoas mal-intencionadas, ladrões e criminosos, não é mesmo? A resposta é óbvia: Claro que sim!!!

É engraçado perceber que a segurança é algo tão evidente para nós no mundo físico e em nosso cotidiano, mas, que passa despercebido quando se trata da REDE DE COMPUTADORES, do ambiente empresarial. A casa da ilustração estaria vulnerável, exposta a ATAQUES e muitos RISCOS. E é exatamente assim que uma rede sem proteção está VULNERÁVEL. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre uma das ferramentas primordiais para a proteção de dados: O FIREWALL

Mas você deve estar se questionando, afinal, o que é FIREWALL?

O Firewall é uma ferramenta de segurança que atua limitando o acesso as portas dos computadores, impedindo a entrada  de invasores. Apesar da internet ser um enorme facilitador para a execução de tarefas, também, uma das principais preocupações dos setores de TI dentro das organizações. Diante as inúmeras ameaças existentes é fundamental que as empresas adotem medidas de segurança para proteger as informações armazenadas em ambientes digitais. Devido a estes fatores a implementação de um FIREWALL é uma das principais práticas para proteção dos dados para as empresa.

COMO SABER SE EU PRECISO DE UM FIREWALL?

Você já teve algum tipo de problema com link de internet, navegação dos seus colaboradores, o seu financeiro sem conseguir usar a internet, ou, você já teve algum problema com algum tipo de invasão? Ou não teve nada disso, mas se preocupa com os dados e reputação da sua empresa?

ENTÃO SUA EMPRESA PRECISA DE UM FIREWAL!!!

Mas, qual sua utilização?

O firewall basicamente é uma ferramenta que limita o acesso as portas e janelas dos computadores e assim impedindo a entrada de invasores e além de impedir a entrada e saída de informações confidenciais pois controla a transferência de dados dos computadores através da internet. Desta forma somente usuários autorizados terão permissão para algumas funcionalidades e a rede da empresa evitando criptografias indevidas, além disso ele tem redundância de link para que a empresa não fique parada e permite bloqueios a sites indevidos o que aumenta a produtividade da empresa.

Conheça os Tipos de Filtragem

Existem três tipos de filtragem existentes no mercado e cada um exerce uma função específica.

  • Filtragem de pacotes (Packet Filtering) – O Firewall de filtro de pacotes que controla o acesso a rede analisando os pacotes de saída e entrada.
  • Firewall de Aplicação (Proxy Services) – O Firewall do servidor proxy são os tipos de firewall mais seguros. Eles podem proteger os recursos de rede de forma eficaz, filtrando as mensagens, mascarando seu endereço IP e limitando os tipos de tráfego.
  • Inspeção de Estados (Stateful Inspection) – Conhecido também como inspeção de dados e é uma poderosa arquitetura de firewall que examina os fluxos de tráfego de ponta a ponta na rede da empresa.

A implementação do firewall traz uma série de benefícios a sua empresa que vão além da segurança digital. Junto ao firewall existe mais uma ferramenta muito importante na segurança da informação, a VPN que é um mecanismo muito importante para o ambiente empresarial e que fazer o acesso remoto sem utilizá-la é colocar os dados e informações da empresa em risco.

Quais os tipos de conexão VPN existentes?

VPN é a sigla para Virtual Private Network, que é traduzido como Rede Virtual Privada, tendo a função de garantir o tráfego de dados de forma segura e, permitir o acesso remoto protegido, como, por exemplo, á rede interna da empresa. Basicamente a VPN garante o acesso remoto seja protegido, sem que ninguém de fora tenha capacidade de conhecer e coletar os dados que estão sendo transmitidos.

Como funciona uma VPN?

De uma forma clara, a VPN conecta imediatamente no firewall da empresa e daí em diante, entra-se em um túnel protegido. Ninguém consegue ver o endereço IP real, pois é identificado pelo endereço da VPN. Além disso, a conexão online em si é criptografada.

Quais os tipos de conexão VPN

Apesar de as conexões VPN terem basicamente a mesma funcionalidade e estrutura há algumas categorias especificas com certas diferenças e nós podemos dividir as conexões VPN essencialmente em alguns tipos:

VPN PPTP – (Point-to-Point Tunneling Protocol) – está VPN útil para aos usuários empresariais, como, para usuários domésticos. Para acessar a VPN, faça o login usando uma senha de usuários aprovada.

VPN Site a Site – é usada principalmente em operações corporativas, empresas que possuem escritórios localizados tanto nacional como internacionalmente, utilizam a VPN Site a Site para conectar a rede da matriz com as filiais.

VPN L2TP – significa Layer 2 Tunneling Protocol – São VPNs que normalmente , são combinadas com outro protocolo de segurança para estabelecer uma conexão VPN mais segura.

Quando a empresa de posse de dois ou mais links de acesso, é importante que sejam realizadas configurações no firewall para efetuar o balanceamento de carga (load balance), distribuindo o tráfego entre os links disponíveis. Dessa forma todos os links são utilizados, evitando ociosidade e ampliando retorno sobre o investimento realizado. Firewalls com esse recurso normalmente apresentam uma diversidade de configurações relacionadas a balanceamento de links, de modo que a distribuição do tráfego pode ser realizada das seguintes formas:

Baseado em endereços: nesse modelo o tráfego é atribuído de acordo com os endereços de origem ou destino das conexões;

Baseado em Serviços: Uma outra possibilidade é distribuir o tráfego entre os links de acordo com o tipo de serviço associado a conexão.

Como escolher um Firewall para sua empresa?

Na hora de escolher o dispositivo é preciso ter muito cuidado. Existem alguns fatores decisivos que dependerão das necessidades e circunstâncias vivenciadas dentro da empresa.

FAÇA UM DIAGNÓSTICO COM EMPRESAS REFERÊNCIAS NO ASSUNTO

Um dos primeiros passos para a implementação do firewall começa na escolha da empresa. É de extrema importância que seja ofertado um bom serviço de suporte para que o contratante possa contar com o apoio da empresa em casos de falhas ou invasões. Lembre-se cada empresa e operação é única por isso é importante que seja avaliado o seu processo para uma prestação de serviço com qualidade.

– Entenda as necessidades do seu ambiente de trabalho;

– Leve em conta a facilidade de utilização;

– Opte por modelos corporativos;

– Não esqueça do suporte técnico;

– De atenção ao monitoramento;

Relembrando a Importância do Firewall

O Firewall funciona como um dispositivo de segurança que protege as portas e janelas do computador de ameaças, como um ataque hacker. A ferramenta filtra a entrada e saída dos pacotes de dados, autorizando ou não o tráfego de informações.

Esse procedimento impede a invasão de softwares maliciosos nos computadores assegurando a integridade dos arquivos confidenciais. Implementar esse sistema de segurança na empresa é uma medida essencial não apenas para garantir a segurança digital da empresa, mas também para prevenir que a empresa sofra prejuízos financeiros.

Isso porque ao sofrer uma ameaça , os criminosos podem exigir um pagamento em bitcoin para recuperar dados perdidos. Ainda um ataque hacker deixa a empresa vulnerável a fraudes bancárias, já que os invasores podem ter acesso às informações sigilosas. Além disso, efetuar a instalação de um firewall na empresa também permite que a equipe de TI e a alta direção possam monitorar os acessos dos funcionários. Assim, a empresa pode ficar atenta as más condutas de navegação, acesso a sites inadequados e outras atividades online dos colaboradores, prevenindo , inclusive problemas fiscais.

É importante lembrar que para que os computadores e a rede da empresa estejam protegidos, é preciso ter muito cuidado na hora de escolher o dispositivo que será implementado na empresa e ao configurar as regras de filtragem. Por isso a escolha da empresa deve ser feita de forma criteriosa , assim como a estruturação das diretrizes do firewall. Outras medidas complementares também podem aumentar a segurança digital da empresa, ações de implementação de uma antivírus e adoção de políticas de segurança são formas eficazes de garantir a proteção dos dados da empresa.

Recomenda-se que as equipes de TI , Comunicação e RH orientem os funcionários a respeito de boas práticas de navegação e usabilidade. Realizar backups frequentes em drives externos e na nuvem é mais uma prática de segurança que as empresas devem adotar, além de limitar o acesso a determinados sites e softwares apenas para alguns cargos da empresa.

Conclusão

Neste conteúdo, entendemos o que é um firewall e como ele pode ajudar a sua organização. Aqui na Raidbr, somos especialistas em segurança digital 360º. Trabalhamos com uma equipe especializada e certificada nas melhores soluções de gartner do mercado. Se ainda tem dúvidas sobre como aprimorar a segurança da sua empresa , fale com um de nossos especialistas, estamos a disposição para ajudá-los.

Comentários

Menu