Softs Skills: O que são e o que representam para o universo corporativo

O que são soft skills?

Soft skills são competências sociais que atualmente são mais valorizadas pelas empresas.

Como o nome sugere, elas não são tão sólidas e claras como a formação profissional ou a capacidade técnica de cada pessoa. Também chamadas de habilidades sociais, de habilidades transferíveis ou habilidades interpessoais, podem incluir praticamente qualquer habilidade relacionada à maneira como você aborda os outros ou cuida da sua vida profissional.

Essas habilidades são um componente essencial para o sucesso profissional, e muitas vezes, o fator decisivo no momento de contratação.

No atual cenário competitivo, as pessoas buscam cada vez mais aprimoramento de suas habilidades técnicas através de cursos e atualizações na área de suas profissões, então outros fatores precisam ser analisados para critérios de desempate. Em geral, as habilidades interpessoais são o fator decisivo neste momento!

SOFT SKILLS

Soft Skills são difíceis de medir

Não há muitos testes ou certificações profissionais que demonstrem suas proficiências nessas áreas.

Já as habilidades técnicas, são facilmente mensuradas e definidas. As Hard Skills são quase sempre atingíveis se você tiver os meios para buscar uma educação formal.

Por outro lado, as Soft Skills, são flexíveis e pessoais, e podem ser utilizadas de fato em qualquer ocupação!

Exemplos de Soft Skills

Profissionalismo

Os funcionários que são muito profissionais estão trabalhando continuamente para melhorar a si mesmos e seu desempenho no trabalho.

Algumas demonstrações de profissionalismo incluem:

– Terminar projetos antes do prazo

– Ultrapassar as projeções para uma campanha

– Demonstrar atenção aos detalhes

– Capturar erros minuciosos no início do processo de produçãoTomar iniciativa de ir além do que foi designado

Habilidades interpessoais

Essas habilidades dizem respeito a como você se relaciona com os outros, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.

Você pode demonstrar e aprimorar suas habilidades interpessoais de diversas maneiras:

– Construindo relacionamentos fortes e contínuos com os clientes

– Trabalhando em colaboração com seus colegas

– Participando de seminários ou treinamentos, voltados para sua área ou para desenvolvimento das habilidades sociais

– Mantendo uma rede de contatos importantes, incluindo: fornecedores, clientes e parceiros​​​​​​​

Liderança e Habilidades de Gestão

Demonstrar que você é um líder eficaz lhe será de grande valia em qualquer setor ou posição.

Competências de gestão são tipicamente consideradas Soft Skills, porque são muito difíceis de medir.

Eles têm habilidades de observação crítica que os ajudam a identificar problemas, bem como habilidades de resolução de conflitos para ajudá-los a mediar as divergências.

Algumas realizações que poderão demonstrar suas habilidades de liderança e gerenciamento incluem:

– Realizar com sucesso um projeto com vários outros membros da sua equipe

– Delegar habilmente responsabilidades a outras pessoas

– Identificar problemas difíceis

– Implementar soluções inovadoras com resultados mensuráveis

– Supervisionar projetos e identificar falhas​​​​​​​

Não basta listar suas habilidades sociais sem fornecer alguma medida de prova para respaldar suas declarações. Isso não apenas demonstrará sua experiência nessa área, como também que você reconhece a importância de conjuntos de habilidades muitas vezes negligenciadas e se dedicou buscar melhorias nessas áreas.

Nossa equipe está em constante busca pelo aperfeiçoamento tanto de suas soft skills, quanto de suas habilidades técnicas para oferecer o melhor atendimento aos clientes Raidbr.

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