Segurança da Informação: Quais cuidados devo ter na minha empresa?

As inúmeras informações que circulam dentro dos sistemas de uma empresa, sejam elas relatórios mensais, senhas, dados pessoais, bancários, projetos, imagens, entre outras, devem receber uma atenção redobrada no sentido de segurança. Proteger tais dados de maneira correta, é de suma importância para o funcionamento de uma empresa.

Porque investir em Segurança da informação?

  • Vazamento de dados por acidente ou até mesmo invasão do sistema empresarial causam:

1) Dano à imagem da instituição, por conta da falta de Inteligência na área da segurança;

2) Perda da credibilidade e de contratos, devido à falta de confiança gerada para as empresas que são clientes ou eram potenciais clientes;

3) cópia de projetos para outra empresa concorrente do ramo; desvios de dinheiro; entre outros;

  • Altos custos envolvidos: a empresa se verá obrigada a entrar com ações judiciais e arcar com custos para tal, custos para reparar tais danos, para fortalecer a segurança da informação dentro da empresa e ressarcimento, caso haja, de desvios de dinheiros de maneira ilegal dos seus clientes ou até mesmo do próprio caixa da empresa.

Cultura empresarial: Muitas das empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, acabam não se preocupando com a questão da segurança de suas informações, por considerarem que são irrelevantes para um hacker, por exemplo. Porém, as mesmas esquecem de duas coisas:

1) Que suas concorrentes de mercado querem ter acesso às informações de uma empresa, seja de projetos, recursos, clientes, metodologias etc, podem fazer uso de hackers para a invasão dos sistemas;

2) A forma de ataque mudou, anteriormente os hackers miravam em uma empresa específica, mas hoje eles “largam” o vírus na rede e nem sabem ao certo quem estão contaminando até terem contaminado.

Por conta dessa inocência, muitas empresas ainda não possuem uma segurança de informação efetiva dentro de suas empresas e estão a mercê de um vazamento de dados a qualquer momento.

Quer saber como proceder para evitar estas situações desastrosas e também proteger sua empresa da melhor maneira possível? Solicite já a visita dos especialistas da Raidbr!

Comentários

Menu