Por que investir em um antivírus corporativo?

antivirus

Com os avanços tecnológicos, empresas de diferentes tamanhos tem a oportunidade de usar a tecnologia ao seu favor, mas com esses avanços temos também a evolução dos ataques criminosos, responsáveis por 46% dos ataques em 2020. Com isso, manter a proteção da estação de trabalho nas empresas é um fator de grande importância para a área de TI.

Pensando em todos os dados e informações que transitam em seu negócio, como por exemplo: documentos, contratos e dados secretos da empresa, todos estão armazenados nos computadores, se esses computadores e/ou servidores fossem invadidos e perdidos todas essas informações, quais seriam os impactos dessa perda para a empresa, qual o valor que essas informações têm?

Essa é a pergunta que deve nortear a análise quando a questão for investir em um antivírus pago ou gratuito. Tendo em mente que o computador é a principal ferramenta de trabalho de bilhões de pessoas, deixar esse sistema vulnerável a ataques não é uma decisão muito inteligente, não é mesmo?

Qual a função do antivírus?

O antivírus serve para proteger a sua máquina ou estação de trabalho, ele detecta, impossibilita e age na remoção de programas maliciosos e alerta sobre ameaças, podendo detectar vulnerabilidade e fazer a correção delas.

O antivírus adverte a acesso a sites e páginas da web perigosos, podendo assim evitar invasões e problemas no seu sistema. Dos vírus mais comuns aos malwares e ransomwares tem o objetivo de corromper, sequestrar ou destruir dados do sistema, o antivírus preserva e mantem a integridade da operação contra esses ataques.

Quais problemas um vírus pode causar?

Vamos te convidar a pensar na rotina da sua empresa hoje, todos os processos que envolve a operação? Agora, imagine se um vírus atacar o computador de um colaborador, e este computador estiver em rede, que é cenário bem comum das empresas. Esse vírus vai passar de computador em computador, e todos os dados agora, podem estar nas mãos de um cibercriminoso.

A primeira ação que pode acontecer é a lentidão do sistema operacional das máquinas e da internet. Em casos de ransomware é possível o sequestro de dados, neste os sistemas dos computadores param, até que sejam recuperados os dados. Nesse contexto, imagine o prejuízo dos colaboradores parados para a empresa, e o preço para a recuperação desses dados, caso a empresa não tenha backup em nuvem.

Os vírus podem ter acesso aos computadores e/ou servidores de diversas maneiras, através de e-mails, anúncios em sites, pendrives, HD externo, downloads de arquivos e principalmente de programas baixados ilegalmente. Tendo em mente que alguns colaboradores não possuem conhecimento ao analisar o risco que uma determinada ação pode causar a empresa. Investir em um antivírus deve ser uma das suas prioridades.

Por que investir em um antivírus pago se existe muitos gratuitos no mercado?

Essa é uma pergunta muito frequente, e para responder ela, te convidamos a voltar a pergunta do início desse texto que é: se os computadores ou servidores da empresa forem invadidos e fossem perdidos todos os dados e informações que estavam neles, quais seriam os impactos dessa perda para a empresa e qual o valor que essas informações têm?

Partindo dessas respostas, deve-se analisar qual o melhor caminho para a proteção e segurança das informações da empresa. Nesse momento é importante conversar com profissionais do ramo, para entender sobre as diferenças e optar por uma decisão mais assertiva.

Para ajudar nessa análise, trouxemos algumas vantagens do antivírus pago:

  • Abrangência de proteção: nas versões pagas o alcance de proteção é maior do que nas versões gratuitas;
  • Atualizações: com o aprimoramento dos ataques, as empresas de antivírus possuem constantes aperfeiçoamentos no produto para atestar a proteção contra esses ataques e são feitas constantes atualizações das versões. E essas atualizações chegam primeiro para as licenças pagas, assim sua operação fica protegida por mais tempo;
  • Suporte: o suporte para antivírus pagos costuma ser mais rápidos e eficaz.
    Como a Raidbr pode te ajudar?

Hoje trabalhamos com três fornecedores de antivírus, a Kaspersky, Bitdefender e Sophos, são antivírus premiados e que oferecem uma proteção e segurança dos dados. Em resumo trouxemos algumas informações sobre eles:

Kaspersky: multipremiada como melhor antivírus nos mais renomados testes, está entre os melhores antivírus do mercado, oferecendo tecnologia anti-malware com proteção rápida e rigorosa. Conhecida como líder mundial em segurança digital.

Bitdefender: proteção completa contra malwares, possui um software leve, não sobrecarrega o sistema, possui ferramentas de recuperação para vírus resistentes, gerenciamento de senhas, internet banking seguro – para transações bancárias através de um navegador exclusivo.

Sophos: integração com o firewall promovendo uma camada de proteção mais robusta com aplicação integradas entre ambos. Quando um deles tem um comportamento suspeito, aplica-se regras sincronizadas definidas além de fazer o isolamento da máquina até ser analisada. Recuperação automática de arquivos e análise comportamental para impedir ataques.

Proteger é a melhor solução

Manter os dados e informações da empresa protegidas e em segurança é vital para a saúde financeira da empresa. Use do poder das nossas tecnologias de endpoint para usufruir dos benefícios e ter maior tranquilidade.

Gostou das dicas? Deseja mais informações? Entre em contato conosco.

Comentários

Menu

Ei, antes de você ir, cadastre-se na nossa News, cheia de conteúdos exclusivos sobre Segurança Digital 360º.

Clique aqui para ler nossa Política de Privacidade

Esse site usa cookies

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível. Ao continuar navegando entendemos que você aceita nossos termos e condições Política de Privacidade .