Os 6 maiores mitos sobre a virtualização de servidores

1. A virtualização de servidores gera custos significativos

A virtualização facilita o gerenciamento e melhor aproveita os recursos de um servidor, evitando que haja, entre várias coisas, a perda de dinheiro. Contudo, vale salientar que tamanha economia gerada é capaz de suprir tranquilamente os custos com a implementação.

2. Servidores virtuais têm um desempenho inferior

São raríssimos os casos em que todos os recursos de um servidor são, de fato, utilizados. Isso significa que boa parte da sua capacidade permanece ociosa, gerando desperdício. A virtualização permite a criação de novos servidores configurados de acordo com a necessidade.

3. Há pouca segurança

O nível de segurança dos servidores virtuais é exatamente o mesmo de um servidor físico. Tanto um quanto o outro podem ser seguros ou não, pois a eficiência da segurança de dados em um sistema depende muito dos critérios, normas e configurações determinados pela empresa.

4. O ROI vai desaparecer com o tempo

Os servidores virtuais utilizam de forma mais eficiente os recursos de hardware que já foram pagos pela empresa — além de permanecerem funcionando muito bem ao longo do tempo.

Tais benefícios geram uma economia muito grande na primeira migração e, consequentemente, um empolgante retorno sobre o investimento (ROI – Return on Investment) é obtido.

5. Maior expertise para gerenciar os servidores

Para gerenciar servidores virtuais, é preciso ter praticamente o mesmo nível de conhecimento técnico para administrar um servidor físico. Os sistemas operacionais instalados em uma máquina virtual se comportam da mesma maneira que em um computador físico, ou seja, a equipe de TI que cuida do servidor físico já está capacitada para gerenciar os virtuais.

6. Somente as grandes empresas podem implementar a virtualização

Esse é um dos piores mitos sobre a virtualização de servidores. Afinal, toda e qualquer empresa que necessita de uma quantidade maior de servidores, independentemente do seu porte, pode investir na virtualização para se beneficiar das suas vantagens.

A Raidbr pode fornecer um projeto adequado às necessidades da sua empresa, promovendo a virtualização de servidores de modo seguro, com suporte dedicado e eficácia na redução de custos. Peça seu orçamento imediatamente!

Comentários

Menu