O que é controle de largura de banda e por que é importante?

Se você gosta de extrair até a última gota de sua conexão de dados, inevitavelmente encontrará problemas com o congestionamento de dados (ou ‘gargalos’) na sua rede. Tudo, desde o upload de uma atualização de projeto para seu cliente até um funcionário que assiste a vídeos do YouTube durante uma pausa para o almoço (ou mesmo em horários indevidos), pode sobrecarregar sua rede. Se sua rede estiver sobrecarregada, seu desempenho será prejudicado, você pode identificar com um TESTE DE VELOCIDADE.

Uma analogia seria tubos fornecendo água para uma casa. Os tubos são capazes de fornecer muita água ao mesmo tempo, por isso é importante certificar-se de que você obtenha a água para as coisas essenciais primeiro (como a pia, chuveiro e máquina de lavar) antes de encher a piscina em seu quintal. O mesmo vale para a sua internet. Assim como a água para uma casa, há maneiras de usar de forma mais eficiente a largura de banda para que você não perca a usabilidade no momento errado.

Sintomas comuns de uma conexão super utilizada:

  • Velocidade lenta da internet;
  • As páginas só carregam parcialmente ou com erros antes de precisarem ser atualizadas diversas vezes;
  • Diminuição da qualidade das chamadas em qualquer serviço VoIP, SIP ou EPBX que compartilhe a conexão;

Causas comuns de congestionamento:

  • Grandes downloads ou uploads, como atualizações de computador, backups do sistema ou envio de arquivos grandes pela conexão;
  • Pessoal ou convidados usando excessivamente a conexão para uso pessoal (o que também pode levar a taxas de dados excessivas);
  • Serviços em nuvem, que podem causar grandes quantidades de uso enquanto fazem backup de arquivos em servidores externos;

Como resolver casos de congestionamento:

Muitas vezes, os problemas de uso são corrigidos com a atualização para um plano que ofereça mais largura de banda à sua porta. Embora isso possa resolver o problema, pode ser uma opção cara, especialmente se você não resolver os problemas subjacentes que causaram o uso repetido. Atualizar seu plano sozinho pode resolver o problema por um breve período, mas muitas vezes uma empresa aumentará seu uso de largura de banda para corresponder ao novo total, deixando você aparentemente sem benefícios após algumas semanas ou meses.

Como tal, a primeira coisa que recomendamos é identificar o uso correto de dados da sua empresa e configurar um Firewall Sophos para realizar o controle de banda.

Como a Raidbr e o Firewall Sophos pode ajudar a sua empresa?

controle de banda com sophos firewall

Com um firewall em sua infraestrutura você poderá controlar a banda de rede utilizada na sua empresa, podendo realizar restrições e limites específicos por usuários ou dispositivos, assim garantindo que a utilização dos recursos disponíveis seja feita com sabedoria e controle.

Também é possível monitorar em tempo real cada um dos usuários e o que estão baixando, limitar e bloquear sites e impedir que o ambiente seja comprometido com downloads maliciosos.

Seus usuários e dispositivos especiais poderão ter regras especiais onde terão acesso priorizado perante os outros, garantindo que exista regras de QoS (Qualidade de serviço) aplicadas no ambiente as taxas de download e upload sempre seguirão o esperado.

Como controlar o uso de internet dos meus funcionários?

Solicite sua avaliação gratuita com um de nossos especialistas, entre em contato conosco pelo (54)3204-7777 ou pelo nosso WHATSAPP.

Comentários

Menu