LA CASA DE PAPEL X SEGURANÇA DOS DADOS

Nos últimos dias, certamente você deve ter ouvido falar sobre a série espanhola “La casa de papel”. Exibida no Brasil desde dezembro de 2017 pelo serviço de streaming Netflix, a trama virou uma grande febre na internet. Trata-se de um crime muito bem arquitetado por um “professor” para realizar o maior assalto da história em que ladrões invadem a Casa da Moeda da Espanha para imprimir o seu próprio dinheiro e tudo isso com uma regra clara: sem sangue e sem tirar nada de ninguém.

A atmosfera tensa deixa o público à beira da poltrona e me fez ter uma reflexão sobre um ponto importante: como o acesso à informação que os hackers têm possibilita uma infinidade de opções criminosas até mesmo em um contexto de crime físico?. O que devemos fazer então para manter uma empresa segura?

 

Pense como um hacker

Entender quais são os objetivos dos atacantes, quais são as técnicas de exploração mais frequentes e, sobretudo, quais são as motivações do crime, são os primeiros passos para criar seu contra-ataque. Isso não vai te transformar em um atacante, mas vai dar melhores subsídios para criar estratégias alinhadas com a realidade para prevenir invasões.

Em termos de motivação, sabemos que as atividades do cibercrime podem ser dirigidas por alguma das seguintes razões:

– Retorno financeiro;
– Hacktivismo político;
– Poder;
– Entretenimento.

Você pode relacionar quais tipos de ameaças estão mais frequentemente associadas a estas motivações. E um passo adicional será relacionar quais são os riscos reais a que sua empresa é sujeita e quais controles de segurança podem ajudar. Este é apenas um caminho sugerido para mapear os riscos potenciais do ambiente corporativo. Você pode também iniciar a sua análise a partir de reflexões:

– Qual é o ponto de defesa mais fraco na minha rede? Quais aplicações podem estar vulneráveis?
– Quais usuários são mais visados por atacantes? Eles cuidam da sua própria segurança?
– Quais lacunas precisamos para trabalhar antes que um hacker a explore?
– Qual é a nossa estratégia ou estrutura para a segurança cibernética?
– Como implementamos uma segurança em profundidade ou abordagem em camadas para segurança?

Aumente a segurança dos seus dados

Por que atacantes são bem-sucedidos em invadir sistemas corporativos e roubar informações? Porque eles descobriram quais são os pontos fracos daquele ecossistema. Se eles são capazes de identificar estas brechas, é crucial que você também mapeie todas as potenciais falhas de segurança de sua rede, aplicações e usuários.

Leia a matéria na integra:

https://www.administradores.com.br/noticias/cotidiano/la-casa-de-papel-quais-licoes-a-area-de-seguranca-da-sua-empresa-pode-tirar-com-essa-serie/124021/

Comentários

Menu