4 Etapas Fundamentais na sua Jornada Para a Nuvem

Cloud Computing
A computação na nuvem é uma grande aliada das organizações que desejam acompanhar a Transformação Digital.

Apesar disso, a migração para a cloud não deve acontecer por impulso. Essa é uma ação estratégica que impacta no funcionamento de toda a empresa.

Qual o papel da Cloud nas organizações?

É necessário estudo e análise, além disso, as ações devem ser lideradas por profissionais capacitados e especializados no assunto. Para quem está pensando em iniciar esse processo, separamos 4 etapas fundamentais para a sua jornada:

Aculturamento da equipe

Migrar a infraestrutura para cloud é uma ação estratégica, por isso, não deve fazer parte somente dos processos. É importante garantir o engajamento e o entendimento de toda a equipe. 

Planejamento

O planejamento é fundamental e a base de todo o processo. É o momento de refletir sobre quais aplicativos, dados, softwares e demais ativos de TI irão para a nuvem. É fundamental verificar o desempenho que se tem hoje e o que se espera com a migração.

Escolha do tipo de serviço

No mercado, existem três tipos de nuvens: pública, na qual a empresa paga apenas pela capacidade de armazenamento, porém armazena os dados em um ambiente compartilhado com caminhos próprios de acesso; privada, na qual as informações ficam em um data center próprio; e híbrida, que como o nome sugere, é um ambiente mesclado. Todas as opções podem alocar serviços, infraestrutura, dados, plataformas e softwares, além de oferecer flexibilidade, automação, escalabilidade e segurança, desde que os ambientes estejam configurados de maneira adequada. 

 

Migração

Depois de ter o projeto devidamente detalhado, a definição do que será migrado e como se dará o controle de ações, prazos e custos, inicia-se a migração. Uma dica para eliminar a possibilidade de interrupções é efetuar a migração em etapas, partindo para a fase seguinte apenas após se certificar que a anterior foi bem-sucedida.

Lembrando que é importante estruturar muito bem o planejamento antes de iniciar qualquer procedimento. Com a propagação do trabalho híbrido e remoto, as empresas precisaram readequar suas operações e seus ambientes digitais. O problema é que, muitas vezes, isso ocorre de maneira desordenada. A pressa é compreensível, mas também um grande risco. Por isso, é preciso ir para a nuvem, mas de forma organizada e com garantia da segurança e proteção dos dados.

 

Quer saber mais sobre cloud computing e garantir uma migração eficaz e segura? Fale com a gente! 

Comentários

Menu