Inteligência Artificial Aplicada ao Negócio

A Inteligência Artificial aplicada aos negócios tem sido assunto em diversas organizações, mas nem sempre se compreende como ela funciona nem qual seu potencial.

Aliada aos avanços da tecnologia, a Inteligência Artificial (também chamada IA) vem sendo utilizada para otimizar processos, gerar mais valor, aumentar a competitividade e conquistar melhores resultados.

Para chegar lá, no entanto, é preciso transformar a cultura da organização e voltá-la inteiramente para a análise de dados.

Neste post, veja o que é Inteligência Artificial aplicada aos negócios, quais tecnologias podem ser utilizadas e quais as possibilidades dessa tecnologia para as empresas. Acompanhe!

O que é Inteligência Artificial aplicada aos negócios?

A definição de IA mudou muito ao longo dos anos, mas quase sempre se refere à tentativa de simular da capacidade humana de pensar, tornando sistemas computacionais aptos a “aprender”, “raciocinar”, “interpretar” e tomar decisões de maneira semelhante aos seres humanos.

Por muito tempo, entendeu-se a Inteligência Artificial apenas como sistemas que conseguiam resolver problemas ou eram capazes de realizar tarefas bem específicas, como disputar jogos de xadrez com humanos, por exemplo.

No entanto, os avanços tecnológicos moldaram seu desenvolvimento e, hoje, as soluções em IA fazem parte de uma abordagem data driven, isto é, uma cultura baseada em coleta, processamento, análise e interpretação de dados.

Esse esforço vai no sentido de otimizar processos, aumentar a competitividade e trazer melhores resultados para empresas e indústrias.

Tipos de tecnologias

Existem diferentes conceitos e tecnologias que fazem parte do abrangente conceito de Inteligência Artificial e que podem ser aplicadas aos negócios, sejam subcampos ou áreas do conhecimento complementares. Alguns exemplos são:

Machine Learning

Um dos alicerces da Inteligência Artificial é o Machine Learning, metodologia em que os sistemas são capazes de aprender e evoluir de forma total ou parcialmente autônoma. Inclusive, podemos afirmar que, sem o Machine Learning, a Inteligência Artificial não seria como conhecemos hoje.

Isso só é possível por conta de algoritmos complexos que conferem a essas máquinas a capacidade de ler informações, identificar padrões e fazer o processamento lógico de dados para tomar decisões com base na sua própria experiência. O grande diferencial do Machine Learning é, portanto, sua capacidade de se adaptar, criando um sistema mais dinâmico e que dependa menos da intervenção humana.

Deep Learning

O Deep Learning é outra importante base para a IA como conhecemos hoje. Esse conceito pode ser entendido como um aprofundamento do Machine Learning, tornando-o ainda mais complexo e inteligente. O Deep Learning utiliza algoritmos ainda mais sofisticados, a partir do conceito de  redes neurais artificiais altamente complexas, inspiradas nas ligações neurais que ocorrem no cérebro humano.

Aliada ao grande avanço das tecnologias computacionais nos últimos anos, essa metodologia é capaz de aprender padrões complexos e interpretar grandes volumes de dados, gerando resultados mais acertados e com mais detalhamento.

As ferramentas mais poderosas de antivírus possuem EDR (Endpoint Detection and Response), que utiliza muito o recurso de Deep Learning, estando presente de maneira muito avançada no Sophos InterceptX Advanced with EDR. O software detecta e investiga atividades suspeitas nos sistemas da organização utilizando IA de Machine Learning, batendo informações com um gigantesco banco de dados.

Possibilidades da inteligência artificial aplicada aos negócios

Existem diversas formas com que a Inteligência Artificial pode ser aplicada aos negócios. Destacamos:

Aproveitamento de Dados

Sistema de IA que permite um melhor aproveitamento dos dados gerados pelo armazenamento e processamento de informações pelo sistema. Isso facilita o processo de obtenção de insights e as análises mais precisas, o que resulta em uma tomada de decisão mais assertiva.

Este sistema é bastante aproveitado pela Microsoft, no software de Power BI. Existem planos inclusive que alugam servidores locados na nuvem utilizando toda a base existente de Big Data, orientando os gestores para a tomada de decisão.

A Raidbr possui técnicos especializados Microsoft que podem tirar todas as suas dúvidas e fazer a implementação desta fantástica ferramenta. Saiba mais sobre Power BI clicando aqui.

Cruzamento de Informações

Como vimos, um dos pontos fortes da Inteligência Artificial e de seus subcampos é a capacidade de cruzamento de informações para identificar padrões e tendências e gerar insights.

O cruzamento de informações é muito comum na área da saúde, por exemplo, em que os sistemas de IA analisam dados de diferentes naturezas para identificar possíveis relações entre doenças, sintomas ou medicamentos, a fim de possibilitar descobertas que contribuem para o avanço da Medicina.

Predições

Uma análise de dados otimizada aumenta a capacidade preditiva da empresa, gerando previsões mais acertadas, seja sobre movimentos do mercado, a realidade do segmento em que atua ou o comportamento de seus clientes.

Com esse tipo de informação em mãos, a empresa consegue prever cenários e resultados de forma a aprimorar suas estratégias e conquistar vantagens competitivas.

Segurança

A Inteligência Artificial também podem ser uma importante aliada para evitar fraudes e ataques cibernéticos às empresas.

Com auxílio da IA, é possível criar algoritmos mais complexos que consigam cruzar dados para identificar potenciais ameaças, novas formas de ataques ou tentativas de fraude.

Conforme comentado acima, a Sophos possui o sistema de EDR com Deep Learning integrado ao seu Endpoint. Além disso, ele é sincronizado juntamente com o Firewall XG, possibilitando configurações que se conversam e aprendem novas formas de proteger a organização. Clique neste link e saiba mais sobre as ferramentas Sophos.

Como vimos, a IA aplicada aos negócios traz muita rentabilidade e segurança para as empresas, visto que a possiblidade de acerto em análise de mercado ficou muito maior, e a segurança integrada ao banco de dados auxilia os softwares a protegerem de todas as ameaças, até mesmo as desconhecidas.

A Raidbr possui especialistas para te auxiliar a implementar softwares de IA na sua empresa, facilitando a vida da TI, entregando mais segurança aos usuários e aumentando a lucratividade com análise de dados facilitada.

Comentários

Menu