Firewall UTM: 5 benefícios para analistas e gestores de tecnologia

A rotina de analistas e gestores de tecnologia é composta por uma série de desafios operacionais e gerenciais. Para aumentar a eficiência no trabalho, estes profissionais, normalmente, optam pelo uso de soluções tecnológicas variadas. Uma dessas soluções é o Firewall UTM. Abaixo estão as principais vantagens e benefícios que as empresas terão com o uso desta ferramenta.

1) Tudo em uma só solução

A sigla UTM (Unified Threat Management), representa a essência das soluções de firewall UTM, que é o gerenciamento unificado de ameaças. É um produto que agrega diversos recursos que possibilitam gestão completa da segurança corporativa, em um único ativo, trazendo facilidade para analistas e gestores de tecnologia. Módulos de Firewall, Proxy web, VPN, Alta disponibilidade (Failover), IDS, QoS, Portal cativo, relatórios e log são alguns exemplos de recursos encontrados nestas soluções.

2) Visibilidade sobre a estrutura de rede

Soluções de Firewall UTM, em sua maioria, possuem uma grande variedade de relatórios e logs de navegação. Isso proporciona muitos benefícios, como visão sobre os acessos dos usuários – incluindo: sites mais acessados, tempo de permanência – sobre a estrutura de rede, uso de links, disponibilidade da internet, enfim, sobre todos os módulos de segurança presentes no UTM.

3) Identificação ágil de problemas no recurso de internet

Boa parte das empresas possuem seus negócios dependentes da internet. Portanto, o funcionamento eficiente e ininterrupto do recurso é essencial. O recurso de gestão automática de múltiplos links, presente em soluções de firewall UTM, descomplica as atividades manuais executadas por analistas de TI, que seriam necessárias caso a internet apresente indisponibilidade, ou um dos links seja comprometido, por exemplo. Vale ressaltar que indisponibilidades ou latências, podem gerar notificações, para que analistas tenham conhecimento rapidamente acerca de problemas associados ao link de internet.

4) Definição de política de uso da internet

Com as inúmeras ameaças que existem na internet, analistas e gestores de TI precisam desenvolver diretrizes, formalizando orientações básicas para o uso do recurso em ambiente corporativo. O principal objetivo das diretrizes é estabelecer os acessos permitidos ou restritos, de acordo com a política padrão, definida pela empresa (Permissiva/Restritiva).

5) Acesso remoto seguro

Independentemente de onde estejam atuando, as empresas buscam por colaboradores qualificados e capazes de realizar suas funções de maneira produtiva e segura – dentro e fora da empresa. Para que isso seja possível, é necessário proporcionar acesso seguro à rede corporativa da empresa. Para isso há o uso de soluções de VPN, que garantem o acesso remoto de maneira eficaz e segura, sem correr o risco de comprometimento dos dados da empresa.

Comentários

Menu