Dados Sigilosos: como lidar corretamente com eles?

Dados Sigilosos: como lidar corretamente com eles?

O que são dados sigilosos?

Falar em dados sigilosos em empresas parece ser um exagero, mas não se engane. O conjunto de técnicas, experiências e testes são os dados que a sua empresa tem de mais valioso. Com o passar do tempo você acaba entendendo como o mercado funciona e adapta a sua empresa a ele, de maneira que as concorrentes fiquem para trás e abram caminho para o seu crescimento. Se você não gosta da ideia de ter os dados bancários roubados, por que não pensa também nos dados sigilosos que garantem a sua competitividade no mercado?

Destacamos 3 passos essenciais para aumentar sua segurança ao lidar com dados importantes.

1- Políticas de segurança

O passo mais básico que deve ser seguido em qualquer área é estabelecer diretrizes de segurança de dados. Elabore uma lista completa com todos os dados que devem ser protegidos e as medidas que todos os colaboradores devem seguir para garantir que a informação não seja vazada ou perdida para sempre. Diversas vezes os dados se desvirtuam devido a mera falta de atenção, e não com más intenções. Delimitar aquilo que deve ser protegido é um passo essencial na hora instruir seus funcionários.

2- Conheça os riscos

O roubo direto não é a única forma de perder os dados. Uma opção muito viável para proteger a informação e que está se popularizado, é o armazenamento na nuvem. A nuvem é uma opção que garante o trânsito livre de informação, sem precisar de uma mídia física para o armazenamento, mídia esta que sempre está sujeita a desastres ou até mesmo esquecimento. Se os cuidados básicos com senhas forem tomados, dificilmente os seus dados estarão expostos.

3- A Tecnologia a seu favor

A sua empresa não consegue sobreviver sem acesso aos recursos que um computador oferece, por exemplo. Use isso a seu favor. Com o desenvolvimento da internet e a necessidade crescente de proteger os dados, você encontra alternativas simples e eficientes, como a criptografia de dados e assinaturas eletrônicas para acessar os documentos mais importantes. Há medidas práticas que podem ser tomadas que vão desde a atenção ao escolher uma rede de conexão com pouca interferência externa, até o uso de antivírus e noções sobre a ação de Hackers.

Todas estas alternativas podem ser implementadas em qualquer empresa, mas a Raidbr pode auxiliar na decisão de o quanto você precisa proteger seus dados e encontrar a melhor solução para a segurança na rede.

Comentários

Menu