Como a rede wireless corporativa ajuda o seu negócio?

O Wi-Fi é, sem dúvida, uma tecnologia que transformou o mundo. A conectividade e a liberdade oferecidas por uma rede wireless corporativa permite que empresas utilizem múltiplos dispositivos, aproveitando toda a flexibilidade que tem a oferecer. Porém, é preciso ter um planejamento bem feito para que a infraestrutura funcione com qualidade, eficiência e sem oferecer riscos à segurança da rede. Conheça abaixo um pouco mais sobre a tecnologia e entenda porque a sua empresa deve investir em uma rede Wi-Fi.

1º Cuidados com o wireless corporativo

A falta de profissionais especializados capazes de planejar uma infraestrutura que reduza ou elimine problemas de conexão é um obstáculo ainda comum em empresas. No mundo corporativo, não basta adquirir os equipamentos de qualquer fabricante e instalá-los como padrão. É preciso garantir ampla cobertura do sinal, segurança, disponibilidade e velocidade, que vão muito além do wireless residencial. Além da queda da internet, a falta de planejamento, instalações e configurações feitas sem seguir as boas práticas de especialistas podem gerar riscos à segurança dos dados corporativos.

2º Segurança dos dados

As tecnologias wireless não são mais vistas como inseguras e passaram a ser essenciais para empresas de todo o mundo. Existem certificados, padrões e ferramentas que contribuem para um ambiente seguro e confiável. E essa característica é alcançada com o planejamento da infraestrutura e com a Política de Segurança da Informação.

3º A rede wireless corporativa em custo e aparência

É comum ver empresas afirmando que a conexão a cabo é mais barata que a wireless, deixando de lado essa importante tecnologia. Porém, ainda que não seja necessário comprar roteadores e access points, a conexão com fio exige a instalação de muitos metros de cabos. Além de possuírem um custo, esses cabos podem apresentar problemas que geram, por vezes, a necessidade de quebrar paredes ou fazer reformas (o que significa investimento financeiro e de tempo). E, convenhamos, um ambiente sem fios ou com o mínimo possível deles é muito mais agradável visualmente (e seguro para os funcionários, se você considerar que existem espaços com cabos tão bagunçados que podem gerar acidentes).

Depois de muitos anos, a wireless corporativa parece ser simples, mas não é, o que faz com que empresas a coloquem em produção sem o conhecimento necessário. Escolher e contratar uma empresa capacitada para a implantação pode evitar problemas e prejuízos. A Raidbr possui todos os requisitos para lhe ajudar, dispondo de uma equipe técnica qualificada e equipamentos de primeira linha, como a Ubiquiti!

Comentários

Menu