Como a LGPD ajudará as empresas e órgãos públicos

lgpd-orgaos-publicos

Em agosto de 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD, com o objetivo de trazer maior segurança no gerenciamento de informações pessoais, tanto para o setor público, quanto para o privado.

Sendo assim, é fundamental que qualquer profissional conheça o funcionamento das regras, a fim de evitar algum tipo de irregularidade ou desinformação sobre o assunto.

Portanto, nesse artigo você irá entender quais são os principais benefícios da LGPD e como essa mudança auxiliará as empresas e os órgãos públicos de todo o Brasil.

Maior organização e produtividade

A LGPD será essencial para otimizar o time de TI que, juntamente com a empresa, deverá ser capaz de entender com clareza a situação do gerenciamento de dados, possibilitando assim a aplicação de ações realmente efetivas.

Dessa maneira, diversos benefícios surgirão, como a otimização da rede, liberação de espaço no data center e na nuvem e uma maior organização dos dados arquivados.

Capacitação dos funcionários

A chegada da LGPD será uma boa oportunidade para capacitar e conscientizar os funcionários de sua empresa. É fundamental que todos compreendam a importância de uma gestão segura e otimizada.

Essas mudanças influenciarão diretamente na operação das atividades, além de evidenciar a importância de uma legislação que auxilie a equipe de TI a traçar novas estratégias para o aprimoramento da gestão de dados.

Fortalecimento do relacionamento com o cliente

A lei possibilitará um melhor relacionamento com o cliente, já que eles obterão conhecimento integral sobre a segurança na coleta de dados.

Além disso, a navegação digital deverá ser aprimorada, possibilitando a redução de anúncios desnecessários e criando maneiras menos invasivas para dialogar com o consumidor.

Evolução da segurança cibernética

Com a lei, será natural que a área de TI se fortaleça diante das melhorias da LGPD. As empresas deverão criar novas políticas internas para assegurar a redução de risco do uso inadequado do gerenciamento de dados.

Portanto, com o tempo será possível evitar problemas como invasões, violação de dados, roubos de senhas, vazamento de conteúdo, entre diversos outros crimes.

Transformação digital

As empresas que se adequarem rapidamente à LGPD terão uma enorme vantagem competitiva. Esse poderá ser o primeiro passo para uma revolução total da segurança digital, com a utilização de ferramentas inovadoras e efetivas.

Tecnologias como digitalização, inteligência artificial, leitura inteligente de dados, entre outros, deverão ser otimizados e auxiliarão na proteção da segurança de informações importantes.

LGPD: Valerá a pena?

Essa lei tem tudo para melhorar e fortalecer os negócios que trabalham com o gerenciamento de dados pessoais. Por isso, as empresas que se adequarem poderão colher bons resultados, como o fortalecimento de sua imagem e o aumento da reputação por parte dos clientes.

Além disso, esse é só o início de uma mudança significativa na área de TI e do ambiente digital. É o surgimento de uma nova cultura de proteção, otimização e produtividade que há muito tempo estava sendo necessária.

E então, gostou de saber mais sobre a LGPD? Aproveite para ler novos conteúdos aqui no blog e baixar gratuitamente o ebook: LGPD 360º

Comentários

Menu

Ei, antes de você ir, cadastre-se na nossa News, cheia de conteúdos exclusivos sobre Segurança Digital 360º.

Clique aqui para ler nossa Política de Privacidade

Esse site usa cookies

Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível. Ao continuar navegando entendemos que você aceita nossos termos e condições Política de Privacidade .