5 motivos para contratar um antivírus corporativo

Antivírus Corporativo
Um antivírus não só garante a proteção dos seus dados como também vai fazer com que sua performance melhore e a produtividade de toda sua equipe aumente.
De acordo com a Associação de Comunicações e Eletrônicos das Forças Armadas (AFCEA), os ataques de ransomware são uma força perturbadora na indústria de segurança cibernética. Nos últimos dois anos, o volume desse tipo de ataque aumentou 148%.

Nesse cenário, ter um antivírus corporativo é mais do que importante, é indispensável. Ao mesmo tempo que os processos se modernizam, e digitalizam, as ameaças também. Uma preocupação crescente para quem utiliza armazenamento de informações de forma online é mantê-las em segurança.

Que risco as ameaças online representam?

Antes de entrar no assunto antivírus corporativo a fundo e abordar quais vantagens ele pode trazer, é importante entender quais são as ameaças as quais sua empresa está exposta e como elas podem atrapalhar o andamento do seu negócio.

Os malwares são programas de computador que contêm elementos maliciosos. Podem ser de vários tipos, como os vírus, cavalos de tróia, rootkits, spywares, ransomwares, worms dentre outros. Cada um é diferente e representa diferentes níveis de atuação. Essas ameaças podem trazer desde danos à máquina, até identificar e hackear informações confidenciais presentes na rede.

Outro grande problema que envolve a atuação dessas ameaças é a facilidade com a qual estes programas podem infectar seu computador. São várias as formas de ser “contaminado”: seja através de um dispositivo USB, como pendrive, download de arquivos na internet ou até mesmo por apenas um clique em um link malicioso.

Por que contratar um antivírus corporativo e não um doméstico?

Com certeza você já se perguntou qual a diferença de um antivírus corporativo para um doméstico, não é? Afinal, o objetivo de ambos não é proteger o equipamento? Saiba que o antivírus corporativo tem funcionalidades específicas que fazem com que seja mais adequado do que utilizar simples antivírus doméstico nos computadores da empresa.

Proteção em rede

Em um antivírus doméstico, a proteção é necessária para apenas um computador. Já no antivírus corporativo, é preciso que todos os computadores do local de trabalho estejam protegidos, uma vez que, se apenas um deles ser infectado, pode comprometer toda uma rede.

Por isso, a instalação não é feita individualmente, e sim em rede, o que faz com que todos os parâmetros sejam aplicados de forma comum. A proteção é centralizada pelo programa para todos os dispositivos em rede, considerando até mesmo aqueles que não fazem parte do ambiente da empresa, ou seja, os que são levados pelos próprios colaboradores.

Atuação em segundo plano

Uma das principais funcionalidade de um antivírus corporativo é auxiliar para aumentar a produtividade. Isso significa também atuação em segundo plano, ou seja, nenhuma atividade que está sendo realizada pelo programa fica aparente e, assim o usuário não é interrompido em nenhum momento.

Em processos de atualização por exemplo, é comum antivírus domésticos solicitarem que a mesma seja feita pelo próprio usuário, através de downloads da web. Isso pode causar lentidão na rede, além de atrapalhar as atividades realizadas naquele momento.

Personalização

Cada empresa tem seu tamanho e, naturalmente, sua demanda. Por isso, é possível escolher qual a dimensão da proteção que você quer contratar, baseado no tamanho de informações que armazena, ou na quantidade de computadores presentes no ambiente de trabalho.

A personalização permite, ainda, a criação de controle diferenciado para vários aspectos da rede de computadores.Por exemplo, pode-se criar perfis diferentes de proteção para desktops, notebooks ou servidores. As varreduras e ações de detecção vão variar para cada caso a partir da demanda necessária, melhorando assim sua performance.

Também é possível bloquear sites e softwares tidos como indesejáveis no ambiente de trabalho, o que também diminui a chance de invasão por programas maliciosos.

Serviço de suporte

Outra parte importante que torna a utilização de um antivírus corporativo essencial é o suporte diferenciado que muitas companhias fornecedoras deste serviço oferecem. Aliás, esta deve ser uma das características em que você deve estar mais atento na hora de contratar este serviço. Por se tratar de um sistema mais complexo do que os de proteção convencionais, um cuidado maior deve ser tomado se alguma falha for observada no próprio software.

As empresas revendedoras geralmente têm equipes bem treinadas e preparadas para atender até os casos mais complicados. Tal manutenção pode ser feita remotamente, ou por meio de visitas à empresa, dependendo do grau de complexidade do problema.

Preço

Se você pensa que está economizando ao contratar softwares menos robustos, ou até mesmo piratas, saiba que sua rede segue correndo sérios riscos. Serviços que revendem antivírus corporativo normalmente oferecem descontos que vão depender do tamanho da sua empresa, o que significa uma economia bem maior do que a instalação individual de antivírus domésticos em cada computador do ambiente de trabalho.

É importante ressaltar que investir em um antivírus não só garante a proteção dos seus dados como também vai fazer com que sua performance melhore e a produtividade de toda sua equipe aumente.

Quer saber mais sobre o assunto ou precisa de ajuda para manter a sua estrutura de TI segura? Entre em contato!

Comentários

Menu