3 Erros que você pode estar cometendo no planejamento de TI

O setor de TI de qualquer empresa é de vital importância, uma vez que estamos passando definitivamente pela transformação digital. O mercado já não é mais o mesmo e as exigências aumentam a cada dia.
Planejar é a chave para a sucesso. Aquele que se antecipa em os movimentos, sempre estará na frente. No entanto, até mesmo os maiores especialistas podem se equivocar.

Dessa maneira, criamos uma lista com 3 erros que você pode estar cometendo no planejamento de TI e que deve combatê-los agora mesmo antes que se tornem um problema maior. Confira!

1. Não pensar em segurança de dados

O TI deve servir exatamente todas as necessidades da empresa, nem abaixo e nem muito acima do necessário. Os seus colaboradores precisam contar com os equipamentos essenciais para o bom funcionamento da área, no entanto você deve evitar investir no que é desnecessário ou que não seja um facilitar de tecnologia para seu negócio.
A segurança nunca deve ser deixada de lado no planejamento e investimento, pois é através dela que seus diretores podem ficar tranquilos em relação a proteção de dados e evitar multas ou vazamentos. Os fornecedores devem ser capacitados tecnicamente nesta aérea e conter soluções reconhecidas de mercado, pois o barato pode sair caro e, as vezes, até custar a falência da empresa.

2. Não consultar os seus colaboradores

Sim! É essencial conversar com as pessoas que operam os equipamentos e softwares para compreender quais são as necessidades e dificuldades em realizar as suas tarefas. O papel do administrador é buscar resultados, mas sempre prestando atenção nos processos, e não apenas no final.
O seu colaborador precisa ser treinado e atualizado constantemente para tirar o melhor proveito das ferramentas disponibilizadas. Esse ponto requer atenção redobrada, afinal, quem treina é aquele que conhece os sistemas profundamente, mas o colaborador não, então a linguagem deve ser acessível a todo o seu quadro de funcionários, mesmo a aqueles que não operem diretamente.
Se esse treinamento não é adequado e condizente com a realidade, o colaborador tende a errar nos mais diversos processos, trazendo consequência danosas ao seu negócio. Esse usuário deve ainda conhecer todos os protocolos de segurança, evitando graves problemas com vazamento de informações sobre a empresa ou seus clientes.

3. Não ter um planejamento de TI

No começo as empresas compraram computadores porque era uma inovação que prometia agilizar os processos. No entanto, em um mundo digital, até mesmo o menor teclado é estudado antes de ser instalado.
É essencial saber reconhecer as necessidades do seu negócio e planejar por meio dessas informações. Sem planejamento você acaba criando metas, métricas e objetivos que jamais serão atingidos simplesmente por não fazerem sentido ao seu negócio.
Além do mais, o setor de TI não é tão simples de ser mantido, e você pode acabar desperdiçando todo o seu orçamento em equipamentos que ficarão encalhados e sistemas que não rodam simplesmente pelo fato de não ter analisado e testado antes de implementar.
Nessa etapa é essencial contar com uma consultoria especializada na área. Esses profissionais conhecem as necessidades do mercado e sabem identificar o que o seu negócio precisa para crescer e se profissionalizar nesse mundo digital.

Nós da RaidBR somos especializados em segurança digital. Queremos ajudar a sua empresa a mergulhar de cabeça nessa transformação tecnológica e prestar todo o auxílio necessário. Entre em contato com nossos especialistas para tirar todas as dúvidas sobre planejamento e implementação de um setor de TI consistente.

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