3 Erros que você pode estar cometendo no planejamento de TI

O setor de TI de qualquer empresa é de vital importância, uma vez que estamos passando definitivamente pela transformação digital. O mercado já não é mais o mesmo e as exigências aumentam a cada dia.
Planejar é a chave para a sucesso. Aquele que se antecipa em os movimentos, sempre estará na frente. No entanto, até mesmo os maiores especialistas podem se equivocar.

Dessa maneira, criamos uma lista com 3 erros que você pode estar cometendo no planejamento de TI e que deve combatê-los agora mesmo antes que se tornem um problema maior. Confira!

#1 Não pensar em segurança de dados

O TI deve servir exatamente todas as necessidades da empresa, nem abaixo e nem muito acima do necessário. Os seus colaboradores precisam contar com os equipamentos essenciais para o bom funcionamento da área, no entanto você deve evitar investir no que é desnecessário ou que não seja um facilitar de tecnologia para seu negócio.
A segurança nunca deve ser deixada de lado no planejamento e investimento, pois é através dela que seus diretores podem ficar tranquilos em relação a proteção de dados e evitar multas ou vazamentos. Os fornecedores devem ser capacitados tecnicamente nesta aérea e conter soluções reconhecidas de mercado, pois o barato pode sair caro e, as vezes, até custar a falência da empresa.

#2 Não consultar os seus colaboradores

Sim! É essencial conversar com as pessoas que operam os equipamentos e softwares para compreender quais são as necessidades e dificuldades em realizar as suas tarefas. O papel do administrador é buscar resultados, mas sempre prestando atenção nos processos, e não apenas no final.
O seu colaborador precisa ser treinado e atualizado constantemente para tirar o melhor proveito das ferramentas disponibilizadas. Esse ponto requer atenção redobrada, afinal, quem treina é aquele que conhece os sistemas profundamente, mas o colaborador não, então a linguagem deve ser acessível a todo o seu quadro de funcionários, mesmo a aqueles que não operem diretamente.
Se esse treinamento não é adequado e condizente com a realidade, o colaborador tende a errar nos mais diversos processos, trazendo consequência danosas ao seu negócio. Esse usuário deve ainda conhecer todos os protocolos de segurança, evitando graves problemas com vazamento de informações sobre a empresa ou seus clientes.

#3 Não ter um planejamento de TI

No começo as empresas compraram computadores porque era uma inovação que prometia agilizar os processos. No entanto, em um mundo digital, até mesmo o menor teclado é estudado antes de ser instalado.
É essencial saber reconhecer as necessidades do seu negócio e planejar por meio dessas informações. Sem planejamento você acaba criando metas, métricas e objetivos que jamais serão atingidos simplesmente por não fazerem sentido ao seu negócio.
Além do mais, o setor de TI não é tão simples de ser mantido, e você pode acabar desperdiçando todo o seu orçamento em equipamentos que ficarão encalhados e sistemas que não rodam simplesmente pelo fato de não ter analisado e testado antes de implementar.
Nessa etapa é essencial contar com uma consultoria especializada na área. Esses profissionais conhecem as necessidades do mercado e sabem identificar o que o seu negócio precisa para crescer e se profissionalizar nesse mundo digital.

Nós da RaidBR somos especializados em segurança digital. Queremos ajudar a sua empresa a mergulhar de cabeça nessa transformação tecnológica e prestar todo o auxílio necessário. Entre em contato com nossos especialistas para tirar todas as dúvidas sobre planejamento e implementação de um setor de TI consistente.

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